Gestão de Estoque: 4 erros de gestão de estoque que você deve evitar em sua confecção

Estoque de modo geral é uma parcela do capital da empresa que está parado, com características e formas de controle que varia de empresa para empresa. Quando mal administrado pode resultar em um alto custo e problemas financeiros para empresa. Um produto parado significa que não há dinheiro em circulação, mas sim, gasto com armazenamento.
Então para que você não cometa erros e não fique em uma situação complicada, veja a seguir quatro dicas dos principais erros na administração de estoque.
1. Não ter inventário do estoque
Ter um inventário facilita o controle do que há ou não no estoque e assim repor exatamente o necessário. A falta de um inventário pode fazer você deixar de lucrar por causa deste erro.
Invista em uma tecnologia que sirva de ferramenta para isso, há softwares feitos especificamente para este controle.
2. Não saber quais os produtos com pouca rotatividade
Para solucionar este problema, conheça bem os seus produtos, faça reposição dos mais vendidos e exclua os não são pedidos pelos clientes. Faça uma análise de mercado sempre que necessário assim saberá quais os itens estão sendo mais solicitados em cada época, e vice-versa.
3. Não ter um sistema de gestão eficiente
Se o seu sistema de gestão não for eficiente de nada adianta. Veja algumas dicas para aperfeiçoar o seu sistema:
Mantenha sempre as mercadorias organizadas, para que saiba quais os produtos que faltam e os que estão sobrado.
Tenha um bom relacionamento com fornecedores, isso facilita a entrega dos produtos, negociação e qualidade.
Por último, programe suas compras. É importante que leve em consideração a data de entrega dos produtos e quando eles acabam.
4. Não ter os produtos mais procurados
Este é um dos principais erros na gestão de estoque. A ausência de produtos pode resultar na perca de muitos clientes, principalmente se for algo constante em sua loja. Não há situação pior que ir comprar algo e não encontrar. Para que isso não ocorra procure sempre manter o cronograma de compras em dia.
E aí anotaram diretinho as dicas?

Fonte: Lunelli

Você pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *