Neste post compartilharei com vocês dicas que aprendi por experiência própria e feedback (recrutadores) de como montar um portfólio.
Afinal o que é um portfólio?
Portfólio é uma coleção de trabalhos desenvolvidos por um estudante ou profissional, podendo ser físico ou online.
As dicas abaixo são para o desenvolvimento de portfólio físico, há sites que possibilitam criar um portfólio online tais como Behance, Wix, Krop entre outros.
Existem alguns programas de software para desenvolver o portfólio, como Corel Draw, lllustrator e Photoshop (para limpa as imagens). O ideal é que portfólio tenha no MÁXIMO 10 páginas (portfólio físico).
Comece selecionando os trabalhos, escolha os mais relevantes, que tenham sido destaque, não precisa colocar todos os trabalhos desenvolvidos na faculdade, isso se torna irrelevante e cansativo para quem está vendo.
Caso já tenha experiência no mercado de trabalho, escolha projetos desenvolvidos para as empresas em que trabalhou, lembrando sempre que o mais importante é demonstrar suas habilidades da melhor forma.
Tenha foco, se você não tem experiência na área não tem problema (ninguém nasceu sabendo né?! Rs). Mas seja objetiva mostrando suas principais habilidades.
Se deseja atuar com marketing, deixe claro seu interesse, coloque trabalhos realizados nessa área, assim o recrutado terá uma referência do que você saber fazer.
O dia a dia dentro das empresas é corrido, o recrutador não tem tempo para ver algo extenso, demorado e sem nexo, além de deixar o arquivo pesado.
A seguir segue um exemplo de portfólio:


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)


(Fonte: Marjorie Lima)

O currículo também faz parte da identidade visual do portfólio, no post anterior há dicas de como elaborar currículo.

 

Então vamos lembra:
  • Portfólio MÁXIMO 10 páginas
  • De 3 a 4 trabalhos
  • Identidade visual do layout coerente
  • Portfólio + currículo coerente
  • Atenção com a ortografia
Obs: Os elementos decorativos não são de minha autorial, caso você conheça ou é o dono por favor entre em contado para que eu possa dá os devidos créditos ou retirar os elementos se assim preferir.
É interessante que seu portfólio tenha um pouco sobre você, isso pode ficar nítido na identidade que deseja colocar.

Você pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *